scorecardresearch ghost pixel



Receita Federal libera hoje consulta ao 1º lote das restituições

Serão beneficiados 901.077 contribuintes nesta rodada. Créditos serão liberados no dia 29 de maio.



Atenção, contribuinte! Começa nesta sexta-feira, 22, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF 2020). O pagamento na conta indicada pelo contribuinte no momento da declaração será feito no dia 29. 

Mesmo com o decreto de calamidade pública e alongamento no prazo de entrega da declaração do IR em um mês, de 30 de abril para 30 junho, o calendário da devolução foi mantido. 

Neste lote, o crédito autorizado é de R$ 2 bilhões. Serão beneficiados 901.077 contribuintes. Desse total, têm prioridade legal no recebimento: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave.

Para 2020, as restituições serão realizadas em cinco lotes, liberados no último dia útil de cada mês. Anteriormente, os repasses ocorria no dia 15.

Como consultar se sua restituição foi liberada?

Para saber se receberá a restituição no dia 29 de maio, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, pelo número 146. Outra forma de checar se houve a liberação da restituição é pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para dispositivos Android e iOS.

Segundo Joaquim Adir, supervisor do IR, durante a consulta sobre a restituição, o contribuinte poderá encontrar as seguintes informações: se foi contemplado ou não; se a declaração está na “fila de restituição aguardando apenas a liberação dos valores nos próximos meses; se está “em processamento” ou “fila de espera” no órgão.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

Com início na sexta-feira, 29, o calendário de restituição foi reduzido de sete para cinco lotes. Os contribuintes receberão as quantias em uma das seguintes datas abaixo:

  • 1º lote: 29 de maio de 2020;
  • 2º lote: 30 de junho de 2020;
  • 3º lote: 31 de julho de 2020;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020; e
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020.

Número de declarações enviadas chega a 14,7 milhões

A Receita Federal informou que recebeu até esta quarta-feira, 20, 14,7 milhões de declarações referentes ao Imposto de Renda 2020. O número ainda não chegou ao total de 32 milhões previstos.

Joaquim Adir, supervisor Nacional do IR, ainda alertou sobre atrasos no envio da declaração. Segundo ele, é importante que o contribuinte não deixe a entrega para a última hora. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, disse.

Leia ainda: O que mudou no Imposto de Renda 2020? Veja as novidades!




Voltar ao topo

Deixe um comentário