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Clientes do Nubank denunciam fraude em compras no crédito

Compras indevidas foram relatadas por usuários do cartão de crédito do Nubank, na rede social Twitter. Transações estranhas não possuíam nem a localização.



Nesta terça-feira, 30 de junho, vários clientes do Nubank comentaram sobre compras indevidas registradas com seu cartão de crédito, o roxinho. Essas transações não autorizadas pelos titulares teriam sido feitas em nome de uma consumidora intitulada Katia Silene.

Em resposta a algumas das reclamações, o Nubank alegou que irá trocar o cartão do usuário, além de afirmar a um site de tecnologia que não houve vazamento de dados dos seus clientes.

“Acordei com uma cobrança de R$ 8,29 no meu cartão de uma loja de vestuário; a compra foi feita às 0h29 e eu estava bem dormindo”, descreveu um cliente da startup, pelo Twitter. “Aqui teve a mesma tentativa de compra, às 1h29 no valor de 8,79”, destacou outra pessoa. No total, foram localizados dez relatos similares na rede social.

Em grande maioria, os custos das compras eram de valores baixos, podendo até ser uma tentativa de teste do cartão e para verificar se estava bloqueando as transações.

Os pagamentos entraram na categoria de vestuário, sendo realizados no nome de Katia Silene de Olivei. Porém, o aplicativo não apresenta a localização de onde tenha sido efetuado.

Nubank atribui transações ao uso de cartão físico

No aplicativo do Nubank, as transações indevidas são associadas ao uso do cartão físico. Inclusive, a descrição pode ser resultante até mesmo de compras online, sem o uso da maquininha, evidenciando que o número empregue foi o do cartão magnético e não do cartão virtual.

“Surgiu uma compra no meu cartão (que só eu tenho acesso) numa tal de Katia Silene num horário em que eu estava dormindo e agora vou ter que pedir outro cartão, mandar foto com documento”, questionou um cliente na rede social do Twitter.

No entanto, a maioria das transações indevidas relatadas foram aceitas, somente algumas obtiveram o estorno automático.

Outra curiosidade é que, desde 2017, o Nubank incorpora a localização do celular para reduzir as fraudes com o cartão, permitindo com que se saiba se o titular está no mesmo lugar em que o cartão está sendo usado. Entretanto, nos casos em questão nem o registro do mapa aparece.

Nubank afirma não haver vazamento de dados

O Nubank se defende, dizendo que “os casos reportados de compras não reconhecidas no estabelecimento em questão não têm origem na empresa; nossa estrutura de segurança permanece protegida e nenhum dado foi obtido diretamente de nossa base ou por vazamento”.

É importante lembrar que a instituição possui sistemas de detecção de risco para encontrar estabelecimentos comerciais suspeitos e, caso sejam, as compras não são autorizadas e o cartão é bloqueado.

“Para transações já identificadas e confirmadas no estabelecimento suspeito, o Nubank está adotando as medidas cabíveis”, frisou em comunicado a um site de tecnologia.

Além disso, a fintech orientou aos clientes que tiveram as compras não reconhecidas neste ou em qualquer outro local a entrarem em contato com a empresa por meio do chat ou telefone para fazer a contestação. “O reembolso será efetuado após a conclusão da análise do caso”, declarou a empresa.

*Com informações de Tecnoblog

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