scorecardresearch ghost pixel



Dívida no SPC/Serasa com mais de 5 anos pode ser cobrada na Justiça?

Aproximadamente 61 milhões de brasileiros começaram 2020 com alguma conta em atraso, aponta estudo.



A situação financeira de milhões de brasileiros em meio à pandemia não é das melhores. Com a necessidade de isolamento social, muitos cidadãos acabaram perdendo o emprego ou fechando a porta de suas lojas e comércios. Dívidas no cartão de crédito ou de empréstimos figuram na lista de atrasos mais recorrentes.

Dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que aproximadamente 61 milhões de brasileiros começaram 2020 com alguma conta em atraso. Esse número deve aumentar consideravelmente após os desdobramentos da crise econômica.

Dívida atrasada vai fazer 5 anos. Ainda devo pagá-la?

Entre as dúvidas da maioria das pessoas com o nome sujo é o que acontece após a dívida atingir cinco anos, e se ainda há consequências, mesmo com a prescrição. É certo que o nome volta a ficar limpo e não pode mais ser levado aos serviços de proteção ao crédito por conta da dívida, além disso, ela não pode ser mais cobrada na Justiça após os cinco anos. Porém, a vida financeira ainda continua com restrições.

Um dos motivos é a queda no score, que é uma pontuação calculada pelas casas de crédito que mede o grau de inadimplência do consumidor. Ela vai de zero a mil e, quanto maior, mais pontual a pessoa é com seus pagamentos.

O baixo score impede tentativas futuras de conseguir crédito, ou quando consegue, os juros são muito altos. Dessa forma, ter acesso a empréstimos, contratar um cartão de crédito ou alugar um imóvel são alguns dos exemplos de serviços que ficam difíceis de serem aprovados para quem deixou prescrever uma dívida.

Outro problema é que o banco,desde que não seja de maneira abusiva, pode continuar cobrando por meios extrajudiciais, como por cartas, ligações ou propostas de renegociação. Vale ressaltar que nestes casos, o consumidor pode simplesmente alegar que a dívida já expirou, mas a dívida ainda consta no histórico do banco.

Além disso, enfrentar os cinco anos até a prescrição envolve um período complicado de riscos como o de perder carro e casa, pois o credor pode entrar com uma ação exigindo o pagamento, e a Justiça pode determinar o bloqueio de bens que são levados a leilão para quitar a dívida.

Limpa Nome Serasa

Buscando facilitar a vida do devedor, o Serasa promove o programa de negociação de dívidas, o Limpa Nome. A iniciativa conta com a participação de 31 empresas, entre bancos, companhias telefônicas e universidades, para ajudar na renegociação de débitos vencidos. Os descontos podem chegar a até 90%.

Interessados em participar devem acessar o site do Serasa e inserir o CPF para consultar on-line as propostas de negociação das empresas. Se as duas partes concordarem com os termos, o site disponibiliza um boleto para pagamento. Entre as empresas participantes da ação, estão: o Banco do Brasil, Recovery, Santander, Casas Bahia, Sky, Vivo, Itaú, Avon, Carrefour Banco, Oi, Anhanguera, etc.

Leia ainda: Banco Inter oferece cartão de crédito para consumidores com nome no SPC e Serasa




Voltar ao topo

Deixe um comentário