scorecardresearch ghost pixel



Curso mais popular de Harvard é lançado em versão gratuita em português

Ensino expõe conteúdos e atividades práticas sobre o funcionamento de computadores e da internet, além de apresentar à lógica de programação. O curso é gratuito!



A Fundação Estudar lançou uma versão em português gratuita de um dos cursos mais populares da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Intitulado Introdução à Ciência da Computação CS50, o ensino expõe conteúdos e atividades práticas sobre o funcionamento de computadores e da internet, além de apresentar aos alunos à lógica de programação.

De acordo com a fundação, após concluir o curso, o aluno “tem uma ótima base para trabalhar com web design, bancos de dados, sistemas eletrônicos, programação de software, entre outros”. Para se inscrever no programa, é preciso acessar o site da Fundação Estudar e realizar um cadastro na plataforma.

Sobre o curso

O curso é ministrado por Gabriel Guimarães, que fez o curso original de Harvard de forma online em 2011, quando tinha 17 anos. Guimarães é graduado em computação pela universidade, e obteve a autorização do instrutor original do programa, David Malan, para reproduzir as aulas em português.

O CC50, versão traduzida do CS50, “tenta ser o mais fiel possível ao original”, de acordo com o site da Fundação Estudar. Todo o conteúdo das aulas, além das propostas de atividades, são traduzidos diretamente do material original. A ideia da iniciativa é permitir que pessoas que não dominam a língua inglesa também tenham acesso ao conhecimento.

O cronograma do curso é dividido em nove semanas. Cada etapa apresenta dois vídeos de conteúdo e uma atividade prática chamada ‘Set de problemas’. Os clipes podem durar mais de 90 minutos e as dinâmicas devem ser desenvolvidas no próprio computador dos usuários. As informações e materiais são enviadas por e-mail.

Vale ressaltar que a Fundação Estudar não corrige e nem avalia as atividades. Contudo, há fóruns para que os alunos possam sanar dúvidas e discutir o desenvolvimento e a resolução dos desafios. O curso ainda disponibiliza materiais complementares.

Curso original

A Universidade de Harvard também oferece o CS50 de forma online e gratuita, mas todo o conteúdo é disponibilizado em inglês, inclusive materiais complementares. O curso tem duração de 12 semanas e exige uma dedicação estimada em 6 a 18 horas semanais. Embora o acesso às aulas seja gratuito, a certificação de conclusão é paga, e custa cerca de R$ 470. Não há pré-requisitos.

Veja mais: Programa do governo oferece emprego, cursos gratuitos e empréstimo acessível




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário