O concurso do Supremo Tribunal Federal (STF) pode estar próximo de ser realizado, isso porque o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, que foi encaminhado pelo governo federal ao Congresso Nacional, prevê a abertura de mais de 50 mil vagas em concursos públicos no ano que vem.
Dentre estas, 75 oportunidades são para provimento no STF. O órgão precisa de um novo edital, pois a validade do último expirou há quatro anos. Desde 2016, o STF não conta com cadastro de reserva válido.
Um novo concurso para o Supremo chegou a ser cogitado naquele ano, com promessa de realização logo após o término da validade. Porém, isso não aconteceu. O último concurso STF foi realizado em 2013 com a abertura de 36 vagas.
- Nível médio – 15 vagas de técnico
- Nível superior – 21 vagas para analista
O organizador do concurso de 2013 foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB), que aplicou prova objetiva com 50 questões envolvendo as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Noções de Informática
- Direito Constitucional,
- Direito Administrativo
- Legislação Específica
- Regimento Interno do STF, de acordo com a função.
Também foram aplicadas 70 questões de Conhecimento Específicos e os concorrentes a analista judiciário ainda responderam questões de Língua Inglesa.
Previsão do próximo concurso STF
Embora haja previsão, ainda não foi definido um próximo concurso no Supremo Tribunal Federal, mas por causa do provimento previsto no PLOA, as expectativas aumentam.Vale lembrar que no PLOA de 2020 também aconteceu a previsão de um novo certame para o órgão, porém o STF negou a elaboração do edital.
O projeto de orçamento que é encaminhado ao Congresso Nacional, passa por aprovação se trata apenas de previsão para criação ou provimento de vagas não de uma autorização definitiva.
Ao todo, o PLOA 2021 prevê 3.556 vagas no Poder Judiciário, sendo 2.402 para provimento e 1.154 para criação.
Veja também: Concurso IBGE com mais de 208 mil vagas é confirmado para 2021; Vagas de níveis fundamental e médio