scorecardresearch ghost pixel



Nubank, Santander e Banco Inter abrem pré-cadastro de chaves do PIX

Substituto do TED e DOC permitirá movimentações financeiras mais ágeis e de forma totalmente digital.



A partir de outubro, o sistema do Banco Central receberá os primeiros cadastros do PIX, novo meio de pagamentos instantâneos que substituirá a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Crédito (DOC). A nova ferramenta permitirá mais agilidade nas movimentações financeiras, de maneira digital e gratuita para quem é pessoa física.

Apesar de o lançamento acontecer só daqui a um mês, alguns bancos e fintechs já se adiantaram e começaram a oferecer desde a quinta-feira, 3, a opção de pré-cadastro de chaves do PIX, como por exemplo, o Nubank, Santander e o Banco Inter. Para isso, basta informar o CPF, endereço de e-mail e/ou número de celular para gerar o identificador da conta.

O que são as chaves do PIX e como funcionam?

Segundo a definição do Banco Central, as chaves do PIX são “apelidos” que vinculam o CPF/CNPJ, e-mail e/ou celular do usuário aos dados da sua conta bancária, como o número da agência, instituição financeira, conta e tipo de modalidade, se de pagamento, poupança ou corrente.

A partir daí, o cliente de um banco que aderiu ao PIX poderá fazer e receber pagamentos por meio dessa chave, não sendo mais obrigatório informar o número da agência ou demais dados bancários. É importante destacar que não será possível cadastrar a mesma chave em mais de uma conta. No caso de pessoas físicas, o limite de chaves será de cinco, enquanto que para pessoas jurídicas vinte.

Usuários que não desejam compartilhar o CPF ou celular, por exemplo, poderão utilizar um Endereço Virtual de Pagamento (EVP). Ele funciona como uma chave alfanumérica gerada aleatoriamente pelo Banco Central para ser vinculada a uma conta específica.

Pré-cadastro no PIX

O pré-cadastro para gerar as chaves do PIX está aberto em algumas instituições. São elas: o Nubank, Santander e Banco Inter. Por meio dos aplicativos de cada banco, os usuários já podem enviar seus dados e aguardar o recebimento de um e-mail de confirmação com a lista das chaves que serão registradas a partir do dia 05 de outubro.

No caso do Santander, o pré cadastro também pode ser feito pelo site. De acordo com o Banco Central, o PIX será liberado para todos no dia 16 de novembro.

Leia ainda: Empréstimo Nubank com primeira parcela em até 90 dias e 24 meses para pagar; Faça a simulação




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário