Na última terça-feira, 6, foi publicada uma portaria, no Diário Oficial da União (DOU), autorizando novo edital de processo seletivo para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Serão ofertadas 107 vagas temporárias para cargos de analista e especialista, ambos com formação em nível superior.
“Autoriza o Departamento Penitenciário Nacional a contratar por tempo determinado profissionais para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da alínea ‘n’, do inciso VI, do art. 2º da Lei nº 8.745, de 1993”.
O texto conta com a assinatura do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Andrade, e pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tarcio Tokano.
Vagas Depen
As oportunidades para o processo seletivo Depen são para cargos de analista e especialista. Confira:
- Analista Técnico de Obras (Arquitetura): 9 vagas
- Analista Técnico de Obras (Engenharia): 61 vagas
- Especialista Técnico de Obras (Engenharia): 37 vagas
Publicação de edital Depen
Não há uma data precisa de publicação do edital para o processo seletivo Depen. Dessa forma, tudo dependerá da articulação interna do órgão. Ainda sem definição de comissão organizadora, o Depen deve, em breve, oficializar a contratação para dar sequência na seleção.
De antemão, destacamos que a instituição possui o prazo de seis meses, como apresenta a portaria, para soltar o edital. Seguindo esses cálculos, a critério das regras, o documento pode ser liberado até abril de 2021.
“O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria”.
Suspensão do concurso Depen 2020
O concurso Depen 2020, que tinha o Cebraspe como banca organizadora, foi suspenso. O certame dispunha de 309 vagas de níveis médio e superior, mas teve de ser cancelado por conta da pandemia de Covid-19.
Com contratação em regime estatuário, as oportunidades do Depen oferecem excelentes remunerações. Os especialistas fazem jus a ganhos iniciais de R$ 5.865,70, enquanto aos agentes são pagos iniciais de R$ 6.030,23.