scorecardresearch ghost pixel



Saiba como calcular aposentadoria pelo simulador virtual do INSS

Cálculo dos valores e período de aposentadoria são simulados já de acordo com as novas regras da Reforma da Previdência.



Após a Reforma da Previdência muitas pessoas ficaram em dúvida sobre as novas regras para se aposentar. Afinal, quando será possível receber a aposentadoria e qual será o valor do benefício? Os questionamentos são mais comuns para quem está próximo de se aposentar e não sabe como as alterações da reforma impactou no seu direito.

Porém, a boa notícia é que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) facilitou o acesso às informações por meio uma calculadora virtual. Agora os trabalhadores podem simular, de forma simples, sem sair de casa, e de acordo com as novas regras estabelecidas pela Reforma da Previdência, quando vão poder se aposentar.

De acordo com as mudanças da Lei, a idade mínima para se aposentar é 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além de pelo menos 15 anos de contribuição para o INSS. Para aqueles que estavam próximos de se aposentar, foram criadas regras de transição, cada uma com exigências diferentes.

Mas os trabalhadores não precisam se preocupar com isso, pois o cálculo dos valores e período de aposentadoria serão calculados pela simulação do INSS já levando em consideração esses detalhes.

Como funciona a calculadora do INSS?

Para ter acesso à calculadora, o trabalhador deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS e escolher a opção “simular aposentadoria”. O serviço “Simulação de Aposentadorias” aparece já na tela inicial do aplicativo, do lado direito. Porém, se não conseguir visualizá-lo, a orientação do INSS é atualizar o app ou esperar que seja atualizado no seu celular (está disponível para Android e iOS).

No simulador, o trabalhador pode acessar os cálculos referentes à Aposentadoria por Idade (nas regras de transição) e a Aposentadoria por Tempo de Contribuição (referentes ao sistema de pontuação, idade do segurado além dos pedágios de 50% e 100%).

O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou também pelo site dos bancos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Banrisul,  Mercantil do Brasil, Santander, Sicredi e Sicoob.

Além de ter acesso à calculadora, por meio do Meu INSS o cidadão pode ainda solicitar aposentadorias, pensões, bloquear empréstimo consignado, benefícios assistenciais, excluir desconto de mensalidades associativas, atualizar dados cadastrais, enviar atestado médico para pedidos de auxílio-doença, entre outros serviços.

Veja também: Quais benefícios posso receber após o fim do auxílio emergencial? Veja 3 opções




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário