Os beneficiários do auxílio emergencial já podem utilizar o cartão de débito virtual, gerado gratuitamente no aplicativo Caixa Tem, para pagar contas de água, luz, telefone, entre outras. A modalidade está disponível para ser usada no app e também no site. Basta o usuário digitar a numeração do cartão para efetuar o pagamento.
Além disso, também é possível transferir o valor do Caixa Tem para outras contas antes da liberação do calendário para saque e transferência. Para isso, basta o beneficiário ser correntista de algum banco digital para gerar boleto de depósito. Instituições como PicPay, Nubank, Mercado Pago, Banco Inter, Recarga Pay oferecem a opção.
Em seguida, o trabalhador deve pagar o boleto utilizando o app. O processo de transferência e depósito do dinheiro é feito em até dois dias úteis. Contudo, vale destacar que a plataforma só autoriza pagamentos de até R$ 600.
Como pagar as contas?
O interessado deve fazer o login no app do Caixa Tem e selecionar a opção “Realizar pagamentos”. Em seguida, será aberta uma interface de bate-papo, com opções de ler ou digitar o código de barras de um boleto.
No primeiro caso, basta apontar o celular para que o código de barras seja escaneado. Se optar pela segunda opção, é necessário ficar atento na hora de digitar os números no app. Vale destacar que se o beneficiário tiver mais de uma conta na Caixa Econômica Federal, terá que escolher qual será usada para o pagamento.
Por fim, é só selecionar os dados da conta que terá o saldo utilizado, confirmar o pagamento e digitar a senha de seis dígitos do app Caixa Tem.
Leia também: Auxílio emergencial terá saques até janeiro de 2021; Confira todas as datas