scorecardresearch ghost pixel



Confirmado! INSS libera adicional de 25% na aposentadoria de alguns segurados

Valor extra foi criado para ajudar financeiramente beneficiários que necessitam da ajuda de terceiros para a realização de atividades do dia a dia.



Quem é segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode conseguir um adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria. Para isso, o aposentado ou pensionista precisa comprovar que requer ajuda de terceiros para realizar suas atividades diárias, como ir ao banheiro, preparar comida, etc.

Nestes casos, têm-se o chamado auxílio-acompanhante, destinado aos aposentados por invalidez ou com incapacidade permanente. O valor extra foi criado para ajudar financeiramente os segurados nestas condições, na cobertura dos gastos relacionados aos profissionais cuidadores.

Vale destacar que o responsável pelos cuidados não precisa ser necessariamente um enfermeiro ou contratado, mas uma pessoa da própria família do beneficiário.

Comprovação das informações

Geralmente, o adicional de 25% do INSS é concedido já durante o processo da aposentadoria. Contudo, caso o aposentado não tenha sido contemplado com o benefício, ele pode fazê-lo por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”, ou pelo telefone 135.

Neste primeiro momento, não é necessário se dirigir a uma agência do INSS. Porém, caso seja solicitada a comprovação de alguma informação, o segurado será avisado com antecedência sobre a necessidade do comparecimento presencial.

Em relação à documentação, o INSS exige: CPF e documento de identificação com foto do solicitante, representante ou procurador, termo de representação legal ou procuração, além dos documentos médicos que comprovem a condição do segurado e sua dependência de terceiros para as atividades do dia a dia.

Solicitação do adicional por aplicativo

  1. Abra o aplicativo Meu INSS e faça o cadastro no sistema;
  2. Escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  3. Clique em “Novo Requerimento” e em “Avançar”;
  4. Busque pela palavra “Acréscimo” e escolha o serviço desejado;

Feito isso, o beneficiário pode acompanhar o andamento do pedido pelo site Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.

Leia ainda: Pente-fino do INSS mira pensionistas idosos durante a pandemia




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário