scorecardresearch ghost pixel



Segurado do INSS que não marcar prova de vida pode ter benefício suspenso em dezembro

Quem quiser se livrar da obrigação e fazer o exame antes que volte a ser exigido, pode realizar agora o recadastramento nas instituições bancárias.



Todos os anos, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados e pensionistas, devem fazer prova de vida, recadastrando suas senhas na agência bancária em que recebem o benefício previdenciário. Por causa da pandemia, a exigência do exame está suspensa desde março e foi prorrogada para retornar em dezembro.

De acordo com o instituto, quando houver o retorno da rotina de bloqueio, suspensão e cessação de pagamentos por falta de realização de prova de vida, a exigência ocorrerá de forma gradual, visando evitar uma corrida de beneficiários aos bancos e tumulto nas agências.

Porém, quem quiser se livrar dessa obrigação e fazer a prova de vida antes que o INSS volte a solicitar e também escapar de filas, pode realizar agora o recadastramento das senhas nas instituições bancárias. Mesmo com a suspensão, os bancos não pararam de oferecer o tipo de serviço.

Para isso, veja os horários de atendimento de alguns dos maiores bancos do país e se organize:

Banco do Brasil: as agências estão atendendo das 10h às 15h. A prova de vida também pode ser realizada nos terminais de autoatendimento que oferecem biometria;

Caixa Econômica Federal: entre às 8h e às 13h. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região e dia de pagamento do auxílio emergencial; 

Itaú Unibanco: das 9h às 10h atende exclusivamente o público de aposentados, pensionistas e grupos de risco do coronavírus. Também renova automaticamente por meio de biometria cadastrada;

Bradesco: quem possui biometria podem efetuar o processo nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas. Agências abertas das 10 às 14h. Para atender aposentados e pessoas com deficiência, abrem, no mínimo, uma hora antes. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região;

Santander: Agências estão priorizando o atendimento de idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h. O segurado pode fazer por meio de agência, com ajuda do gerente, ou no autoatendimento.

Documentos necessários

  • Documento oficial com foto (identidade), para renovar a senha;
  • Algumas instituições bancárias permitem que a comprovação seja feita via caixas eletrônicos, pelo internet banking, entre outros canais.

O beneficiário que não realiza a prova de vida tem os benefícios suspensos. Caso não faça a reativação, corre o risco de ter o pagamento cancelado.

Veja também: 14º salário do INSS: Conheça projeto que prevê novos pagamentos em 2020




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário