scorecardresearch ghost pixel



Covid-19: Brasil terá 15 milhões de doses da vacina de Oxford em janeiro

Ministro da Saúde afirma que ao longo do ano serão 260 milhões de doses do imunizante, produzido pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade.



O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Brasil vai receber, entre janeiro e fevereiro de 2021, 15 milhões de doses da vacina contra a covid-19 de Oxford. O imunizante é produzido pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2, em audiência no Congresso Nacional. Segundo Pazuello, o contrato com a AztraZeneca prevê o repasse de 100 milhões de doses ao país, além de transferência de tecnologia. Isso permitirá que o Brasil produza entre 110 milhões a 160 milhões de doses no segundo semestre de 2021. O valor do contrato é de R$ 1,9 bilhão.

“Entre janeiro e fevereiro, já começam a chegar 15 milhões de doses da Aztrazenica Oxford com a Fiocruz”, disse Pazuello. “No primeiro semestre, chegaremos a 100 milhões. No segundo semestre, já com a tecnologia transferida, podemos produzir com a Fiocruz até 160 milhões de doses a mais. Só aí, são 260 milhões de doses”, explicou.

Demanda pela vacina contra Covid-19

O ministro destacou que poucos laboratórios internacionais têm condições de atender a alta demanda do Brasil: “São muito poucas as fabricantes que têm a quantidade de cronograma de entrega efetivo para o nosso país. “Os números são pífios”, disse o integrante do governo. “A maioria fica com número muito pequeno para o nosso país.”

No entanto, Pazuello destacou a participação do Brasil no consórcio Covax Facility, no valor de R$ 2,5 bilhões. O consórcio, que objetiva acelerar o desenvolvimento de vacinas contra à covid-19, reúne dez laboratórios e pode garantir ao país mais 42 milhões de doses, totalizando mais de 300 milhões de doses de vacinas já acordadas e comercializadas.

O ministro ressaltou, porém, que o governo só vai aplicar vacinas que forem aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também: Contaminado pelo coronavírus? Conheça seus direitos trabalhistas e previdenciários




Voltar ao topo

Deixe um comentário