Na Caixa Econômica Federal, pessoas com restrição no CPF podem retomar o acesso a alguns serviços de empréstimo de forma simples e sem as já conhecidas burocracia do mercado. Tudo acontece pela modalidade de concessão de crédito livre de consulta ao SPC e Serasa da estatal.
Mas, é possível conseguir empréstimo mesmo estando negativado? A reposta é sim! Das opções oferecidas, a Caixa disponibiliza o empréstimo por penhor e outra com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Veja a seguir melhor do que se trata cada um.
1 – Penhor
É considerada uma das modalidades mais acessíveis e de fácil aprovação. Nela, é necessário dar como garantia algum bem de igual equivalência para conseguir o crédito. Os valores concedidos podem chegar a R$ 100 mil.
São aceitos como bens de penhor: joias (em ouro de no mínimo 12 quilates); metais nobres; relógios; pérolas e outros bens. O cálculo sobre a margem que será disponibilizada é feito com base em 85% do valor de mercado do objeto penhorado.
Vale ressaltar que nesse modelo de empréstimo, o não pagamento das parcelas gera inadimplência e consequentemente o leilão do penhor. Para solicitar, basta o interessado se dirigir a uma agência e solicitar o atendimento de um avalista.
2 – Saque-aniversário do FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser usado como garantia na solicitação de um empréstimo, visto que a estatal atua como responsável direta pelas contas vinculadas ao Fundo. A iniciativa acontece por meio da modalidade saque-aniversário.
Sabendo disso, o banco adianta a retirada de três parcelas do benefício, com valores a partir de R$ 2 mil. Outra vantagem é em relação à taxa de juros: a cobrança é de apenas 0,99% ao mês.
Antes da solicitação, é necessário o cidadão aderir ao saque-aniversário do FGTS. A operação pode ser feita no site da Caixa ou aplicativo FGTS. Mas, antes, é importante frisar que a modalidade retira o direito por até dois anos do saque integral ao Fundo em caso de demissão sem justa causa.
Dica: a busca por empréstimos deve ser guiada para investimentos e regularização de débitos vencidos. Com um bom planejamento financeiro, é possível limpar o nome, aumentar o perfil de compra e readquirir credibilidade no mercado.
Leia ainda: Empréstimo: Entenda como funciona o crédito pessoal do Nubank