scorecardresearch ghost pixel



Receita lança site para regularizar CPF pela internet; Veja como usar

Nova plataforma da Receita Federal permite que usuário realize ações como atualização de dados e emissão do CPF online.



Se você está com problemas no seu CPF, não será mais preciso sair de casa para resolver algumas pendências. Acontece que a Receita Federal lançou uma nova página em seu site, batizada de “Meu CPF”, destinada à regularização do documento.

A proposta da plataforma é a digitalização dos processos. Caso precise comprovar legitimidade, por exemplo, o usuário não precisa se deslocar a uma unidade de atendimento: basta segurar um documento de identificação, tirar uma selfie e enviar os dados por e-mail.

Além de trazer uma série de funcionalidades, a seção traz informações que esclarecem as principais dúvidas da população sobre o documento. Veja a seguir algumas das irregularidades mais comuns explicadas pela Receita Federal na nova página.

Irregularidades mais frequentes

A plataforma temática da Receita traz um infográfico repleto de informações. Através dele, são mostrados os problemas mais comuns ocorridos com o CPF e quais são os caminhos para regularizar a situação do documento junto ao fisco. Confira alguns exemplos:

  • CPF suspenso: Ocorre quando o cadastro apresenta informações erradas ou incompletas;
  • CPF pendente de regularização: Geralmente ocasionado pela falta de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR);
  • CPF cancelado: Aparece por decisão judicial ou duplicidade no documento.

O problema de CPF suspenso, por exemplo, pode ser solucionado através da nova página, na opção “Alterar CPF”. Nos casos de CPF pendente de regularização, o usuário precisa fazer uma consulta prévia ao portal e-CAC (para ver qual declaração do IR está faltando), para só então fazer seu envio e regularizar a situação do CPF.

Já na ocorrência de CPF cancelado, alguns casos podem exigir atendimento presencial. Quando o problema é referente a titular falecido, por exemplo, também é necessário comparecer à Receita apresentando documentos que comprovem o contrário.

Leia também: Quer limpar seu nome? Conheça 5 sites gratuitos que renegociam dívidas




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário