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Vale (VALE3) estende validade de concessões ferroviárias e assume compromissos de R$ 24,7 bi

Mineradora renovou antecipadamente os contratos de concessão das ferrovias Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas.



A Vale (VALE3) antecipou a renovação de contratos de concessão das ferrovias Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas, assumindo compromissos previstos em R$ 24,7 bilhões. Considerando o vencimento atual dos contratos, em 2027, os compromissos deverão ser executados até 2057.

O conselho de administração da mineradora aprovou os termos aditivos para oficializar a prorrogação nesta quarta-feira, 16,  e o acordo deve ser assinado nos próximos dias, informou a empresa em fato relevante.

Dos 24,7 bilhões de reais envolvidos na operação, R$ 11,8 bilhões são para pagamento de outorga, sendo R$ 79 milhões por cada trimestre entre os anos de 2021 e 2057.

“Os desembolsos para as prorrogações antecipadas de concessões ferroviárias já vinham sendo considerados no planejamento de longo prazo da companhia “, disse a Vale.

A mineradora disse ainda que, quando a prorrogação for finalizada, reconhecerá a valor presente em seu balanço ativos intangíveis associados a 100% dos compromissos com outorga e demais contrapartidas.

“Tais compromissos não impactarão o Ebitda [lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização], e menos de 5% dos compromissos serão contabilizados como capex (investimento), porém a amortização dos ativos intangíveis é redutora do lucro líquido”, explicou a empresa.

A iniciativa é um importante movimento para evitar riscos associados à companhia, afirmou o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo. “As prorrogações antecipadas retiram uma grande incerteza sobre a perenidade de parte relevante de nossa cadeia de logística integrada”, avaliou.

Entre 2016 e 2019, a Vale afirmou ter investido R$ 35,7 bilhões na EFC e na EFVM, como são chamadas as concessões ferroviárias prorrogadas.

Ferrovias Fico e Fiol

Uma das contrapartidas previstas no acordo é a expectativa de investimentos de R$ 9 bilhões associados às ferrovias FICO e FIOL.

O acordo estipula que a Vale fará a implantação da infraestrutura e superestrutura ferroviária de cerca de 383 km de extensão do trecho da FICO (EF-354) que liga os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). A previsão de investimento é R$ 8,7 bilhões, com início esperado para 2021 e prazo de execução de seis anos.

A mineradora também deve comprar e entregar parte do trecho II da ferrovia FIOL, na Bahia, trilhos e dormentes com valor próximo a R$ 300 milhões.

A Vale também projeta gastos de 3,9 bilhões de reais com outros compromissos, entre os quais está a expansão da oferta de serviço de trem de passageiros nas concessões.

Leia mais: Ágora aumenta preço-alvo da Vale (VALE3) e vê salto nos preços do minério de ferro em 2021




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