scorecardresearch ghost pixel



Antecipação do 13º salário do INSS: Saiba quando os valores serão liberados

Saiba como será feita a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2021.



No ano passado, a liberação do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipada. Os beneficiários receberam a primeira e a segunda parcela extra entre os meses de abril e junho.

A antecipação dos pagamentos também deve ocorrer em 2021. De acordo com o decreto nº 10.410, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 1º de julho de 2020, as parcelas do 13º seriam antecipadas para agosto e dezembro, respectivamente.

Mas as últimas informações sobre a antecipação dos pagamentos levam a crer que as liberações serão feitas antes disso, ou seja, serão distribuídas ainda mais antecipadamente.

Quem tem direito à antecipação?

Estão aptos a receber o 13º salário antecipado todos os beneficiários do INSS que façam parte dos programas abaixo:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão; e
  • Salário-maternidade.

Antecipação do 13º do INSS em 2021

Em 2021, o Ministério da Economia deve seguir o exemplo do ano passado e antecipar o pagamento do 13º salário do INSS. Recentemente, assessores do presidente Jair Bolsonaro comentaram que as liberações devem ocorrer já no início do ano como forma de lidar com os efeitos da pandemia do coronavírus.

Segundo essas informações, as parcelas seriam pagas nos meses de fevereiro e março. O calendário de pagamento de benefícios do INSS segue a ordem do número final do NIS, excluindo o último digito.

O que resta no momento é aguardar a confirmação dessas datas ou a divulgação de um novo calendário de antecipação do 13º salário do INSS em 2021.

Leia mais: Alerta INSS: Segurado que recebe antecipação do 13º pode gerar dívidas para dependentes. Entenda!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário