scorecardresearch ghost pixel



Confira 5 modelos de carros que não precisam pagar o IPVA em 2021

Para saber todos os veículos que entram na lista de isenção do IPVA, é necessário considerar o ano de fabricação e estado do país.



Cada estado brasileiro tem liberdade para definir quais são as regras de isenção da cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em Santa Catarina, por exemplo, não há arrecadação de tributo dos carros com mais de 30 anos de fabricação.

No Rio Grande do Norte, os proprietários com veículos com mais de 10 anos não precisam pagar. Já no Estado de São Paulo, a regra de isenção do IPVA 2021 prevê que os carros produzidos em 2000 não precisam ter tributação paga.

Levando em consideração esses períodos, veja abaixo 5 modelos de carros que livram o proprietário do pagamento do IPVA:

1 – Ford Explorer Limited

2 – Audi A3 Turbo (180 cv)

3 – Honda CR-V

4 – Volkswagen Saveiro G3

5 – Peugeot 406 Coupé (210 cv)

Isenção do IPVA por ano de fabricação do veículo

Para saber todos os veículos que entram na lista de isenção do IPVA, é necessário considerar o ano de fabricação e estado do país. Confira o que é levado em conta em cada estado:

  • Mais de 20 anos de fabricação: isentos do IPVA no Acre, Alagoas, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul;
  • Mais de 18 anos de fabricação: isentos do IPVA no Mato Grosso;
  • Mais de 15 anos de fabricação:  isentos do IPVA nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins; e
  • Veículos com mais de 10 anos de fabricação: isentos do IPVA em Roraima e Rio Grande do Norte.

Em Santa Catarina, os veículos fabricados até 1985 são isentos do IPVA . Já nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, a cobrança do tributo é diferente, pois há um sistema com redução progressiva do valor do imposto.

Agora basta buscar saber qual é o ano do seu veículo, a informação pode ser encontrada no Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Veja também: Valor do IPVA 2021 já foi liberado para consulta. Confira!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário