scorecardresearch ghost pixel



Aplicativo permite pagamentos de até R$ 1.200 sem cartão; Saiba como usar

Usuário deve gerar um código antes de efetivar cada operação. Unidades lotéricas de todo o país já participam da iniciativa.



Cidadãos que tiveram uma conta poupança social digital aberta pela Caixa Econômica Federal podem usufruir de uma nova modalidade de pagamento sem cartão via aplicativo Caixa Tem. Trata-se da opção “Pagar na Lotérica”, que já foi liberada para todos os usuários.

Funciona assim: a pessoa que deseja pagar um boleto, contas básicas (água, luz e telefone), taxas e tributos, pode realizar até três transações por dia no valor total de até R$ 1,2 mil em qualquer unidade lotérica do país, desde que os documentos estejam em nome do titular da conta.

É necessário gerar um código de pagamento antes de efetivar cada operação. De acordo com a Caixa, as transações podem ser feitas assim que o valor de um benefício ou transferência é creditado na conta. No caso de quem recebe o auxílio emergencial, por exemplo, os recursos ficam disponíveis antes mesmo da fase de liberação para saque.

Ampliação da poupança social digital

Foi aprovado no Senado Federal a medida provisória que amplia o uso da poupança social digital. Criada inicialmente para o pagamento do auxílio emergencial, a plataforma agora também é utilizada para os repasses do abono salarial, Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho (FGTS) e Bolsa Família.

O texto da medida também recebeu parecer favorável pela Câmara. Entretanto, a proposta original da Media Provisória (MP) teve alteração no Congresso e, por isso, a matéria seguiu para o Senado como sendo um projeto de lei de conversão (PLV).

Em relação ao PLV, ele estabelece que qualquer banco tem o direito de emitir cartão físico para movimentação da poupança social, o que até então não era permitido no texto original criado pelo Poder Executivo.

Outra mudança importante tem a ver com o aumento de uma para três o número de transferências digitais que o titular da conta pode realizar a cada mês, sem qualquer cobrança de custo adicional.

Leia ainda: Descubra se você tem direito ao seguro obrigatório pela Caixa




Voltar ao topo

Deixe um comentário