scorecardresearch ghost pixel



Saiu calendário da prova de vida INSS 2021 com liberação por aplicativo

Prova de vida poderá será feita pelo aplicativo Meu INSS, beneficiário será avisado da necessidade de fazer o exame.



Nesta sexta, 26, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou o calendário para a volta da prova de vida, exame obrigatório para continuar recebendo os benefícios que está suspenso desde março do ano passado por causa da pandemia de Covid-19.

A retomada da obrigatoriedade será feita de forma gradual, a partir de maio. O cronograma foi divulgado em portaria no Diário Oficial da União (DOU). A previsão é que a prova de vida ofereça biometria facial para que assim as pessoas não precisem ir até a agência bancária.

O calendário funciona assim: inicialmente, os segurados que têm competência de vencimento da comprovação de vida em março ou abril deverão fazer a prova de vida já em maio. Já quem tem competência em maio e junho deverá fazer o procedimento em junho, e assim sucessivamente.

Calendário para prova de vida do INSS 2021

Geralmente, a prova de vida é realizada pelo segurado todos os anos, para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago, neste ano, o processo poderá ser feito por aplicativo. Entenda mais abaixo:

Prova de vida por aplicativo

Como anunciado pelo INSS,  a prova de vida poderá será feita pelo aplicativo Meu INSS, o beneficiário será avisado da necessidade de fazer o exame e será direcionado ao aplicativo Meu Gov.Br, para a atualização das informações.

O procedimento usará a biometria facial. Além disso, o INSS fará uso da base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dessa forma, todo o processo poderá ser feito por um aplicativo. Antes, o aposentado ou pensionista, por exemplo, tinha que comparecer presencialmente ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto.

Veja também: Não contribui com o INSS? Previdência libera benefício de R$ 1.100. Veja como funciona




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário