scorecardresearch ghost pixel



Aposentado que abre MEI pode perder o benefício? Entenda

Será que o aposentado pode abrir MEI sem correr o risco de perder o benefício? Tornar- se microempreendedor individual tem sido uma das saídas para fazer renda.



As pessoas que se aposentam cada vez mais tem continuado ativas no mercado de trabalho como uma forma de aumentar a renda mensal própria e da família. Abrir um cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) tem sido uma das saídas mais buscadas atualmente tanto pelos aposentados como pelos trabalhadores de forma geral que precisam de um rendimento.

Mas será que o aposentado pode abrir MEI sem perder o benefício? Acompanhe mais baixo sobre esse assunto:

Aposentado pode abrir MEI sem perder o benefício?

A resposta é sim! Não há impedimento para que os aposentados por tempo de contribuição ou por idade possam abrir o seu cadastro MEI. Porém, existem critérios, não pode abrir MEI, a pessoa aposentada por invalidez; servidores públicos federais; aposentados especiais; e sócios de outra empresa; quem recebe seguro-desemprego pode abrir, mas no caso perdem o benefício.

Funcionário público, pensionista e administrador de empresa podem ser MEI?

Depende. Como já mencionado, os servidores públicos federais estão impedidos de abrir MEI. Já os servidores públicos estaduais e municipais precisam consultar os critérios de suas legislações, caso desejem entrar na categoria.

No caso do pensionista do INSS inválido que se formalizar como MEI é considerado como recuperado pelo órgão e não tem mais direito ao benefício. Além disso, não pode abrir MEI quem é titular, sócio ou administrador de outra empresa.

Veja também: Estes benefícios do INSS estão liberados para solicitação durante a pandemia; Veja aqui!




Voltar ao topo

Deixe um comentário