scorecardresearch ghost pixel



Cadastro Único dá acesso a vários Programas Sociais: Saiba como se inscrever

Banco de dados do governo dá acesso a algumas das principais ações de políticas públicas atuais, como o Bolsa Família e auxílio emergencial.



O Cadastro único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal permite que o cidadão de baixa renda informe aos órgãos responsáveis sobre sua situação e assim receba em troca a ajuda necessária para se recuperar diante das dificuldades econômicas.

A plataforma que coleta dados dos brasileiros em situação de vulnerabilidade funciona como chave de acesso para algumas das principais ações de políticas públicas atuais, a exemplo, o Bolsa Família, auxílio emergencial, Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC, dentre muitas outras.

Tanto famílias ou pessoas que moram sozinhas podem se cadastrar. Para isso é preciso somar os rendimentos de todas os membros do núcleo em questão, dividindo o valor pelo número de residentes. A quantia não pode ultrapassar R$ 522,50 (meio salário mínimo) per capita ou até R$ 3.135 (três vezes o salário mínimo), quando somado o salário de todas as pessoas da família.

Como se inscrever no CadÚnico

Para se cadastrar no banco de dados do governo, é necessário se dirigir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou, em alguns casos, procurar a prefeitura. Devido à pandemia, muitas unidades podem estar com o atendimento restrito, funcionando apenas por agendamento.

A família deve eleger um responsável pelo lar, preferencialmente mulher, que deve coletar toda a documentação necessária para o dia do cadastramento. Além dos próprios, o escolhido deve ter os seguintes dados de cada membro em mãos: Certidão de Nascimento; ou- Certidão de Casamento; ou- CPF; ou- Carteira de Identidade (RG); ou Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor; ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), no caso de povos indígenas.

Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz e comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos não são obrigatórios, mas podem facilitar o cadastramento. Depois de ter feito o cadastramento e realizado a entrevista, o cidadão poderá acompanhar sua inscrição pela internet no site Meu CadÚnico ou aplicativo de mesmo nome.

Leia ainda: Desconto de 50% no gás de cozinha para inscritos no CadÚnico? Veja a proposta




Voltar ao topo

Deixe um comentário