scorecardresearch ghost pixel



Confira as novas regras para redução de jornada e salário em 2021

Governo federal deve retomar programa de preservação de emprego e renda que permite redução de jornada de trabalho e salário.



O Ministério da Economia quer retomar o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda (BEm), embora o presidente Jair Bolsonaro tenha vetado a proposta de custeio apresentada na última semana. Mesmo assim, a equipe da pasta segue estudando formas de liberar o BEm o quanto antes, inclusive por meio da edição de um crédito extraordinário fora do teto de gastos.

Se seguir os mesmos moldes adotados em 2020, o programa deve permitir a redução de jornada e salário proporcional em 25%, 50% e 70%. Também será possível suspender temporariamente os contratos de trabalho.

No caso da redução de jornada e salário em 25%, a empresa custeia 75% do salário e o governo paga os outros 25%. Na redução de jornada e salário em 50%, a empresa paga 50% do salário e o governo a outra metade. Já na redução de jornada e salário em 70%, a empresa custeia apenas 30% do salário, enquanto o governo paga os outros 70%.

Por fim, a suspensão temporária do contrato de trabalho segue duas regras: funcionários de empresas com faturamento de até R$ 4 milhões e 800 mil no ano de 2020 recebem 100% do seguro-desemprego, enquanto trabalhadores de empresas que faturaram acima disso recebem 70% do seguro-desemprego mais complemento de 30% do salário nominal.

Leia mais: Regras do seguro-desemprego devem mudar para bancar redução de jornada




Voltar ao topo

Deixe um comentário