scorecardresearch ghost pixel



Guedes planeja criar programa de renda vinculado aos dividendos da Petrobras

Intuito é criar um fundo utilizando cotas geradas por capitais de estatais que estariam nos planos de privatização do governo.



O chefe da pasta da Economia, o ministro Paulo Guedes, estuda criar um programa de transferência de renda utilizando os dividendos da Petrobras. O intuito é repassar parte do lucro apurado da estatal à população mais carente do país.

A novidade foi anunciada durante o podcast Primocast, divulgado nesta terça-feira, 2. De acordo com Guedes, a distribuição de parte dos dividendos para a parcela de brasileiros em situação de vulnerabilidade pode ajudar na economia ao passo que evita a estatal de gerar prejuízos.

Guedes já havia comentado no ano passado o interesse em criar um fundo utilizando cotas geradas por capitais de estatais que estariam nos planos de privatização do governo. No decorrer dos anos, a ideia faria com que estas empresas destinassem parte do lucro para o fundo, sendo repassado posteriormente à população.

Sobre as privatizações, Guedes citou o atraso no andamento dos processos, sobretudo em razão da pandemia. Outro ponto que recebeu destaque pelo ministro da Economia diz respeito às votações das reformas tributária e administrativa do governo, que também atrasaram considerando o cronograma inicial.

Ainda durante o programa, Guedes enfatizou sua participação na gestão do governo Bolsonaro ao declarar que sua saída do cargo de ministro só se justificaria caso ele estivesse “fazendo algo de muito errado”. Segundo ele, todas as medidas econômicas criadas no combate à crise têm ajudado na manutenção e retomada financeira do país.

Leia ainda: Guedes defende congelar salário de servidores para liberar R$ 150 bilhões no auxílio emergencial




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário