scorecardresearch ghost pixel



Juiz autoriza compra de vacinas pelo setor privado sem doações ao SUS

Decisão do juiz Valcir Spanholo permite que entidades privadas comprem vacinas conta a Covid-19 sem precisar repassar as doses para o SUS.



Entidades privadas foram autorizadas a importar vacinas contra Covid-19 sem necessidade de repassar as doses para o Sistema Único de Saúde (SUS), como determina a lei aprovada mais cedo neste mês. A decisão foi do juiz Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal Cível do Distrito Federal.

No entendimento do juiz, a exigência contraria a Constituição Federal. “Obrigar pessoas jurídicas do direito privado a doarem parte das vacinas por elas adquiridas viola as previsões constitucionais que tratam de confisco, tributação regular, requisição administrativa, desapropriação e doação voluntária”, afirmou Spanholo.

A autorização a princípio vale para os pedidos de importação feitos pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo.

A Lei nº 14.125, de 2021, permite que empresas do setor privado importem vacinas contra a Covid-19, desde que entreguem os imunizantes ao SUS até que todos os membros dos grupos de risco para a doença tenham sido vacinados em todo o Brasil. Caso os grupos prioritários já tenham sido imunizados, o repasse deverá ser de metade das doses.

O magistrado entende que a regra contraria a Constituição de 1988, que prevê o confisco somente de propriedades rurais usadas para cultivo ilegal de plantas psicotrópicas e que utilizam trabalho escravo.

Leia mais: Soro do Butantan contra Covid-19 recebe autorização da Anvisa para testes em humanos




Voltar ao topo

Deixe um comentário