Após completar 160 anos, o serviço de caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal está passando por mudanças. Dentre as reformulações mais recentes, está a ordem de modernização dos sistemas para que o cliente tenha mais conforto e conveniência na hora de realizar alguma transação.
A renumeração das contas dos clientes faz parte desse processo. O número de identificação da caderneta de poupança (código), por exemplo, passou de 013 para 1288. Outra mudança é que, ao invés de oito dígitos, a conta será identificada com uma sequência de nove números.
Observe: uma conta antes identificada como 9999.013.99999999-9 (numeração antiga) se tornará 9999.1288.999999999-9 (nova numeração). Apesar do anúncio da novidade, as atualizações são realizadas em etapas. Neste caso, nem todos os usuários poderão percebê-las de imediato.
Vantagens
A atualização no formato operacional das poupanças Caixa trará maior agilidade em relação às operações, sobretudo ao oferecer:
- Movimentações nas contas que poderão ser acompanhadas em tempo real;
- Utilização de qualquer um dos dois números de conta, o antigo ou o novo;
- Todas as contas poderão realizar transações 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Para consultar o novo número conta, o usuário pode acessar o Internet Banking Caixa, aplicativo do banco, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou extratos impressos via caixas eletrônicos.
Recomendações da Caixa
De acordo com a estatal, o usuário que possui conta poupança não precisa comparecer a uma agência para o processo de renumeração. O banco informa que o cartão e a senha continuarão funcionando normalmente, bem como a senha da internet, assinatura eletrônica e as chaves Pix.
Outro ponto tem a ver com a necessidade de um novo cartão. Segundo a instituição, não haverá emissão de uma nova versão a menos que a atual vença ou o cliente solicite uma nova via.
Em relação aos débitos e créditos já agendados para as contas com o número antigo, os processos foram reprogramadas para acontecer automaticamente. Porém, apesar de tudo, é importante que o usuário esteja atento e acompanhando de perto a efetivação das transações.
Leia ainda: É fácil ser aprovado no empréstimo Caixa sem consulta ao SPC e Serasa?