scorecardresearch ghost pixel



Restituição do Imposto de Renda ajuda no momento de crise econômica

A declaração do IRPF deve ser entregue até dia 30 de abril.



Entre os meses de maio e setembro, a Receita Federal realizará a restituição do Imposto de Renda 2021. Assim como no ano passado, a Receita diminuiu de sete para cinco lotes. A declaração do IRPF deve ser entregue até dia 30 de abril.

Quanto antes o contribuinte realizar a entrega da declaração do tributo, maiores são as chances de receber o valor nos primeiros lotes. Vale destacar que há grupos prioritários para o recebimento, como idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças graves e professores.

A restituição do Imposto de Renda funciona como um acerto de contas entre o contribuinte e a Receita Federal. No momento da entrega da declaração, se for comprovado que a pessoa física pagou mais imposto do que deveria no ano anterior, esta diferença será restituída.

 Em tempo de crise econômica, com impacto nas finanças pessoais, os contribuintes têm pressa em receber essa quantia especial. Ano passado, a Receita Federal pagou a restituição do IR a 3.199.567 contribuintes. O valor devolvido chegou a R$ 4,3 bilhões. 

De acordo com o Membro da comissão do Imposto de Renda do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o contador Leonardo Mihsen, a restituição é realizada por meio de transferência bancária em conta corrente ou poupança decidida pelo contribuinte na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). “A conta sinalizada deve ser de titularidade do contribuinte (ser o titular ou utilizar conta conjunta), proibida indicação de conta de terceiros”, ressalta Mihsen.

Leia também: Receita libera consulta a restituições do IR que ficaram na malha fina




Voltar ao topo

Deixe um comentário