scorecardresearch ghost pixel



Salário reduzido durante a pandemia? Saiba como declarar o IR 2021

Condição básica para fazer a declaração é ter tido como rendimento tributável, entre salário, aposentadoria e pensão, por exemplo, quantias acima de R$ 28.559,70.



Trabalhadores com carteira assinada que tiveram o salário reduzido durante a pandemia de coronavírus em 2020, e passaram a receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), devem ficar atentos com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2021).

A condição básica para fazer a declaração é ter tido como rendimento tributável, entre salário, aposentadoria e pensão, por exemplo, quantias acima de R$ 28.559,70 e até 31.12.2020 no ano passado. Caso esse seja o caso, o trabalhador que recebeu o BEm deve obrigatoriamente declarar os valores obtidos.

O primeiro passo é fazer o download do programa de preenchimento da declaração no site da Receita. Em seguida, na aba “Ficha da Declaração”, basta clicar na opção Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” e informar como fonte pagadora o Ministério da Cidadania, Benefício Emergencial, bem como preencher todos os dados do formulário. No caso de “ajuda compensatória” paga pelo empregador, o rendimento se torna isento, devendo ser informado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Leia ainda: Saiba como baixar o informe de rendimentos do auxílio emergencial para declarar o Imposto de Renda




Voltar ao topo

Deixe um comentário