Mais uma discussão envolvendo WhatsApp. Dessa vez, empresas estão usando uma brecha de funcionamento do programa para disponibilizar serviços de monitoramento de usuários, por exemplo, para descobrir com quais contatos você conversa pelo aplicativo.
De acordo com a empresa de tecnologia Traced, o WhatsApp mostra o status “online” de todas as contas do aplicativo sem nenhuma limitação, mesmo para contatos que estão fora da sua agenda. Com a informação, algumas instituições começaram a utilizar a falha para controlar a atividade do usuário dentro do aplicativo, o que é uma grande oportunidade para stalkers.
Monitoramento promete até descobrir casos de traição
As plataformas de vigilância só precisam que um número de telefone seja cadastrado no programa para começar o rastreio. Com tudo configurado, o serviço começa a mostrar todos os horários em que o usuário esteve online no WhatsApp.
Por exemplo: se um usuário desconfiado (de alguma traição) colocar o número de seu companheiro e da outra pessoa na plataforma, o serviço aponta quando as duas contas estiveram online no mesmo momento, indicando a possibilidade de uma conversa entre os perfis.
Como todo o processo é feito apenas com um número de celular, em nenhum instante o dono da conta fornece consentimento para o monitoramento. Assim, o usuário pode nunca ficar sabendo que seus dados foram rastreadas.
Além do mais, as empresas que fornecem esses serviços não estão, tecnicamente, cometendo um crime, já que o WhatsApp permite que todos os usuários vejam os status de online.
A empresa não falou oficialmente sobre o assunto, mas existem medidas simples da rede social para evitar o problema. A maneira mais fácil de resolver a brecha seria possibilitar aos usuários a opção de desabilitar o status online ou então tornar a informação exclusiva para quem está adicionado como um contato.
Recentemente, especialistas de segurança também acharam, uma falha estrutural no mensageiro que permite a qualquer pessoa bloquear a sua conta usando apenas o número de telefone.
Leia também:Alerta! Falha de segurança permite que seu WhatsApp seja bloqueado