scorecardresearch ghost pixel



Veja como se proteger da falsa atualização do Android que rouba dados dos usuários

Saiba como evitar o sistema espião que simula uma atualização do sistema operacional para invadir o dispositivo de usuários do Android.



A empresa de cibersegurança Zimperium alertou a usuários do Android que está circulando um novo sistema malicioso que rouba dados das vítimas. O aplicativo System Update lança um vírus que, ao entrar no smartphone, consegue tirar fotos, gravar chamadas e roubar mensagens e imagens.

Embora não esteja disponível na Google Play Store, o aplicativo envia uma mensagem para usuários de celulares Android informando que há uma atualização disponível para o sistema operacional. Quando a instalação do falso update é autorizada pelo dono do aparelho, o golpista tem acesso às suas informações.

A fraude possibilita que o criminoso roube mensagens instantâneas, fotos e vídeos arquivos de banco de dados, contatos telefônicos, registro de chamadas, mensagens SMS e muito mais. Também é possível monitorar a localização GPS, o que torna ainda mais grave o risco de um crime contra a integridade física da pessoa.

Para se proteger desse vírus, a melhor forma é evitar baixar aplicativos de lojas de aplicativos que não sejam a Google Play Store ou a oficial do produto. Também é importante ter cuidado na hora de navegar pela internet e usar sempre um antivírus, já que o software pode ser baixado em sites.

Leia mais: Atenção! Novo golpe no WhatsApp duplica conta e solicita dinheiro aos contatos




Voltar ao topo

Deixe um comentário