scorecardresearch ghost pixel



Corte de gastos no Banco Central poderá deixar PIX fora do ar, afirma colunista

Corte no orçamento do Banco Central pode prejudicar PIX.



O sistema de pagamentos instantâneos PIX corre o risco de ser paralisado, de acordo com a economista Miriam Leitão em seu blog no jornal O Globo. Segundo ela, o motivo seriam cortes de gastos propostos pelo governo. A medida é necessária para evitar o desrespeito ao teto de gastos e, assim, não estourar o orçamento.

A economista alerta que a área de tecnologia do Banco Central (Bacen) pode ter todo o orçamento cortado. É exatamente esta área que mantém o PIX em atividade.“O orçamento corta todo o dinheiro da área de tecnologia do Banco Central. Está zerado. Se não for reconstituída esta despesa, não há como rodar o PIX. Este novo sistema de pagamento que impulsionou as transações em tempo real no Brasil vai ter que parar”, disse Leitão.

Caso aconteça essa paralisação, ela seria um forte golpe no sistema, que tem feito sucesso entre os brasileiros. Pelo menos 81% dos brasileiros que já utilizaram o PIX estão satisfeitos com o sistema.

“O PIX já responde por mais de 60% de todas as transações feitas pelos brasileiros. Portanto, uma possível paralisação por falta de verba está completamente descartada. Isso não passa de especulação e de quem não conhece de orçamento público e muito menos do PIX”, afirmou uma fonte do Bacen.

Leia também: Pix: Saiba quais chaves Pix não devem ser cadastradas e por qual motivo




Voltar ao topo

Deixe um comentário