É perigoso usar o CPF como chave Pix? Saiba quando NÃO é indicado

Fraudes podem ser praticadas usando somente o CPF que combinado às outras informações pessoais complica a vida de muita gente por facilitar a ação de criminosos.



Existem as opções de cadastrar o CPF ou uma chave aleatória para usar o Pix, mas quais dos dois meios de pagamento oferecem mais segurança? De acordo com o Banco Central que permite as transações por ambas as formas, todas elas são seguras, porém, para não expor um dado pessoal como o CPF para pessoas estranhas, o melhor é não usá-lo em compras e pagamentos para empresas onde você não tem costume de comprar e não oferecem um bom sistema de segurança pela internet.

Já a chave aleatória é mais indicada em operações com estranhos e compras online. Ela pode ser uma combinação de letras e números aleatórios que não têm nada a ver com seus dados pessoais. Esse tipo de chave do Pix é ideal para ser usado em  compras em sites, lojas e para pessoas que você não conhece.

Isso porque, é comum que fraudes sejam praticadas usando somente o CPF que combinado às outras informações pessoais, como nome completo, número da agência bancária, conta e número de celular vazados pode complicar a vida de muita gente por facilitar a ação de criminosos principalmente pela internet.

Veja também: Pix Agendado: Bancos vão liberar opção com uso de chaves ou dados bancários




Voltar ao topo

Deixe um comentário