Bancos digitais como Nubank, Banco Inter, C6 Bank possuem políticas de cancelamento automático do cartão de crédito que envolve falta de uso, nome sujo, erros nos dados do cliente, desinteresse comercial, suspeita de fraude e descumprimento dos termos de uso.
O Nubank, por exemplo, durante o período de 12 meses de inatividade do usuário faz o cancelamento automático da conta. Porém, a inatividade apenas é constatada em caso de contas não movimentadas, como falta de depósito, transferência, geração de boleto, entre outras.
Outro problema que pode acarretar no cancelamento, nesse caso principalmente do cartão de crédito, é estar negativado no SPC e Serasa. Isso acontece pelo fato do banco ou fintech não ter segurança sobre se irá receber os valores devidos ou não e aí acaba suspendendo o cartão do cliente.
Dados errados e suspeita de fraude
Além disso, se o cliente não estiver com os dados corretos e se não os corrigir corrigidos dentro do prazo estabelecido pela instituição, também há o risco de cancelamento por suspeita de fraude que acontece quando há movimentação financeira suspeita.
Porém, é importante dizer que a suspensão não é feita imediatamente. A instituição entra em contato com o cliente para informar sobre sua situação e dá um prazo para solucionar o problema.
Como evitar o cancelamento da conta?
Se recebeu a mensagem, primeiro entre em contato com a instituição financeira para pedir esclarecimento. Para evitar o cancelamento é indicado pagar a fatura em dia e manter a conta sempre ativa.
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