scorecardresearch ghost pixel



Nubank usa reconhecimento facial paraliberar Pix de alto valor

Biometria facial será exigida somente quando a transferência envolver uma quantidade considerável de dinheiro.



O Nubank enviou um e-mail para seus clientes dizendo que é possível definir limites máximos para Pix, conforme regra do Banco Central. Além do mais, as transferências instantâneas de alto valor deverão ser confirmadas por reconhecimento facial, com o objetivo de combater fraudes.

Em nota ao Tecnoblog, o Nubank explica que “disponibilizou uma funcionalidade de segurança para transações Pix, que faz a validação automática do usuário por meio de reconhecimento facial”.

De acordo com a fintech, a ferramenta antifraude já está disponível para todos os clientes que fizerem operações Pix de alto valor, tanto no iPhone como no Android. “Essa camada de proteção adicional garante que só o cliente Nubank possa realizar as transações, de forma segura”, afirma a empresa.

Vale ressaltar que, o aplicativo vai autorizar transações via Pix apenas através da senha de 4 dígitos do cartão. A biometria facial será exigida somente quando a transferência envolver uma quantidade considerável, de dinheiro,  especialmente se isso exceder o limite máximo diário. O valor específico varia de acordo cada cliente.

Como funciona o reconhecimento facial para Pix no Nubank

O reconhecimento facial não é o mesmo usado para desbloqueio do celular, tal como o Face ID: trata-se de um fluxo próprio dentro do app, feito através de uma ferramenta da empresa americana FaceTec, que não exige instalação adicional.

Funciona assim: Considerando que você tenha um limite diário de R$ 500 para fazer Pix, mas decide realizar uma transferência de R$ 1 mil. Quando você tentar fazer isso, vai se deparar com este aviso: “antes de continuar, precisamos confirmar sua identidade”. O

aplicativo pede que você tire a máscara e óculos escuros para a biometria facial; as informações serão examinadas para então autorizar a transação de alto valor.

No e-mail aos clientes, o Nubank também aponta a funcionalidade Meu Limite Pix. É possível acessá-la seguindo estes passos:

  1. abra o app para iPhone ou Android e, na parte inferior, toque em Pix;
  2. digite a senha de 4 dígitos do cartão;
  3. insira o valor máximo diário para transferências com Pix;
  4. toque em Ajustar limite, insira novamente a senha do cartão, e pronto.

A fintech ressalta que “transações consideradas suspeitas serão bloqueadas, mesmo dentro do limite diário”. Além disso, se você configurar um valor muito alto, isso pode ser negado; nesse caso, é aceitável definir um limite mais baixo e tentar novamente.

Desde 1º de abril de 2021, as organizações financeiras que participam do Pix devem oferecer uma forma de ajustar o limite diário para transações. Os usuários também podem utilizar a agenda de contatos para enviar dinheiro a quem cadastrou o número de celular como chave Pix.

Leia também: Pix no Nubank: Veja como definir o seu limite diário de transferências pelo app




Voltar ao topo

Deixe um comentário