scorecardresearch ghost pixel



Pagamento via WhatsApp Pay aumenta chances de golpes e fraudes?

Banco Central do Brasil autorizou o funcionamento do sistema de pagamentos do WhatsApp no Brasil.



O Banco Central do Brasil (BC) autorizou o funcionamento do sistema de pagamentos do WhatsApp no Brasil. Conhecido como WhatsApp Pay, o recurso foi suspenso no território brasileiro em junho de 2020, logo após o seu anúncio, por ordem da própria entidade e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 

Embora tenha sido autorizado pelo BC, o sistema de pagamentos e transferências ainda não tem uma data de estreia. Vale ressaltar que, antes do bloqueio, o sistema chegou a entrar em ação e ficou no ar por cerca de uma semana, até que a autoridade responsável pela política econômica interveio no seu funcionamento e levou a ferramenta para estudo.

O WhatsApp foi inserido como um ‘iniciador de pagamento’, uma categoria nova na lei brasileira. Isso significa que o aplicativo não vai comandar a conta de pagamento, nem deter em nenhum momento os fundos que estão sendo transferidos. Essa parte financeira estará com a Visa e Mastercard, parceiros do aplicativo.

De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), desde que as autoridades brasileiras conceberam o novo sistema de pagamentos Pix, no ano passado, o WhatsApp já vem sendo usado como uma das principais plataformas para golpes financeiros via Pix. 

Atenção com os golpes

O principal deles é a clonagem do aplicativo. Criminosos enviam uma mensagem pelo aplicativo fingindo ser de empresas em que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança do WhatsApp, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro. Para evitar a clonagem, em hipótese alguma passe informações pessoais pelo celular.

Você também pode gostar: Pix messenger e WhatsApp Pay: Aplicativos devem facilitar mensageria com pagamentos




Voltar ao topo

Deixe um comentário