scorecardresearch ghost pixel



Vale a pena comprar casa própria agora com taxa de financiamento mais baixa?

Se não tiver dinheiro à vista para comprar seu imóvel, não tome uma decisão precipitada e planeje bem seu orçamento.



Apesar da pandemia, o crédito imobiliário deve bater novo recorde neste ano, isso porque as taxas para financiamentos de imóveis caíram. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), as novas concessões de financiamento habitacional podem fechar 2021 com 27% a mais de fechamento de contratos do que em 2020.

É importante destacar que nenhuma dívida é boa, mas se as suas prioridades envolvem ter um imóvel próprio, o momento atual é indicado para compra, pois a Selic (taxa básica de juros) ainda está baixa e diversas instituições estão cobrando juros também menores do que no ano passado.

Se não tiver dinheiro para comprar à vista, situação que seria a ideal, pois torna mais fácil obter melhores condições de negociação que diminuem o valor do imóvel, não tome uma decisão precipitada e planeje bem seu orçamento. Tenha em mente que você deverá pagar parcelas todos os meses e dessa forma precisa ter uma renda segura que cubra esses custos.

Além disso, saiba que além do parcelamento, você também deverá lidar com impostos e outros gastos, como reformas, que podem estar relacionados a sua casa nova. Talvez tenha que custear móveis, encanamento antigo (caso seja um imóvel usado) e pagar o IPTU todos os anos.

Financiamento da casa própria pela Caixa

A linha de crédito habitacional da Caixa é uma das mais populares. O banco oferece até 35 anos para pagar. A parcela pode ter o valor de até 30% da sua renda familiar bruta. Uma vantagem é que é possível utilizar o seu FGTS como parte do pagamento.

Para contratar, faça uma simulação das condições pelo site da Caixa ou procure uma agência mais próxima. Apresente a documentação para os correspondentes bancários ou para o gerente, na agência. Neste momento, o banco vai identificar a possibilidade de uso do seu FGTS e o tipo crédito que é mais adequado para a sua necessidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário