scorecardresearch ghost pixel



Veja quais chaves do Pix você NÃO deve cadastrar e entenda o motivo

Novo sistema de pagamentos do Banco Central exige que o usuário cadastre chaves para fazer transferências. Veja quais não são recomendadas.



O Pix é um sistema de pagamentos que veio para revolucionar o sistema bancário, permitindo transferências instantâneas 24 horas por dia, sete dias por semana. Para utilizar o sistema, o usuário precisa cadastrar chaves em seu banco, mas usar algumas delas pode não ser uma boa ideia.

Para transferir via Pix, é possível cadastrar telefone, CPF ou CNPJ, email, ou um código alfanumérico aleatório. Por meio dessas informações previamente cadastradas, a instituição identifica na hora o destinatário.

Sabendo dessas opções, a dica é evitar a utilização do CPF ou número de telefone, já que essas informações deixam o usuário mais suscetível a golpes. Apenas enviando um Pix de qualquer valor usando o celular como chave, um golpista consegue descobrir o nome, número da conta bancária e agência, e até a uma parte do CPF de uma pessoa.

No lugar de usar o CPF e o número de celular como chaves Pix, escolha a opção e-mail, já que assim você pode até criar um endereço personalizado para utilizar exclusivamente em transferências. Outra opção são as chaves aleatórias, geradas pelo próprio banco e com possibilidade de exclusão imediata.

Se você for lojista, ainda há a opção de criar um QR Code e mostrá-lo na hora de cobrar uma compra. Com essas simples dicas, é possível evitar golpes e aproveitar todas as vantagens do Pix.

Leia mais: Nubank anuncia nova função que determina limite de valor em transações via PIX




Voltar ao topo

Deixe um comentário