scorecardresearch ghost pixel



Facebook vai remunerar bancos para democratizar WhatsApp Pay no Brasil

Pagamentos relativos às transferências no WhatsApp são intermediados pela Mastercard ou Visa.



O Banco Central autorizou, há alguns dias, a realização de pagamentos pelo WhatsApp (ou WhatsApp Pay). Pensando nisso, o Facebook considerou a estratégia de pagar os bancos por cada transação feita no mensageiro. O objetivo é fazer as empresas estimularem seus clientes a usarem o serviço.

Bancos participantes e parceiros do WhatsApp Pay. Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Visa. O Facebook  pode pagar uma porcentagem sobre o valor da transação ou um valor fixo, de acordo com o que foi negociado com o parceiro. Os pagamentos relativos às transferências no WhatsApp são intermediados pela Mastercard ou Visa.

O Facebook espera conseguir retorno do investimento com mais autorizações do Banco Central. A empresa busca permissão para fazer vendas e pagamentos com cartão de crédito no aplicativo de mensagens. Com a mudança, a companhia receberia parte da taxa paga pelos lojistas a uma rede de adquirência como a Cielo, parceira no WhatsApp Pagamentos.

Bancos disputam espaço no WhatsApp Pagamentos

A chegada do WhatsApp Pagamentos fez os emissores de cartões parceiros divulgarem a solução. O Itaú, por exemplo, comunicou que pretende se tornar líder em transferências pelo mensageiro. É o que apontou, em entrevista ao Tecnoblog, o diretor de pagamentos e negócios digitais do Itaú, Rubens Fogli.

O executivo explicou que a ideia é levar uma experiência melhor aos clientes. Ele destacou o trabalho do Itaú em outras carteiras digitais. O banco tem mais de 70% de participação no faturamento no Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay. O resultado veio com a ampliação do número de clientes nos serviços, passando de 2 milhões, em 2019, para 6,5 milhões, em 2021.

Leia também: Bancos devem perder receita com Pix e WhatsApp Pay; Saiba mais 




Voltar ao topo

Deixe um comentário