Para facilitar as transações do Pix, os usuários contam com a opção de cadastrar uma chave, porém é importante destacar que esse procedimento não é obrigatório, pois os usuários também podem normalmente usar os dados bancários como nome, número de conta, agência, etc.
Dessa forma, os bancos ou demais instituições financeiras não podem obrigar os seus clientes a cadastrarem chaves no Pix. Assim, caso o usuário receba alguma mensagem desse tipo, seja por e-mail, telefone ou WhatsApp, fique alerta, porque é bem provável que seja o banco que não está seguindo as regras do Banco Central ou pior, golpistas tentando ter acesso a algum dado como CPF ou número de celular.
Campanhas promocionais de bancos
Muitos bancos podem promover campanhas promocionais que estimulam seus clientes a fazerem o cadastro de chaves Pix em troca de participar de sorteios para receber benefícios. Esse tipo de ação não é um crime e não vai contra as regras do Banco Central, porém o que o banco não pode fazer é suspender serviços porque o usuário não fez cadastro de chave.
Como saber se é um golpe?
Os criminosos que entram em contato com usuários de bancos costumam se passar por essas instituições. Eles geralmente pedem que o registro seja feito por meio de sites falsos que podem ser verificados por meio da URL do site, o endereço do site que não bate com o oficial do banco.
No momento que o cliente do banco insere a informação, quem recebe o dado dado é o fraudador. Por isso, caso receba um e-mail veja no lado esquerda da barra de navegação há um cadeado que assegure a segurança do site. Se ele existir, é mais um indício de que o site é verdadeiro.
Porém, o mais indicado é que para diminuir as chances de cair em um golpe, o usuário sempre faça o cadastro da chave Pix de forma convencional, entrando no aplicativo ou site do banco, sem precisar clicar em links que chegam por e-mail, SMS ou WhatsApp.
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