scorecardresearch ghost pixel



Chaves Pix: Quais NÃO devem ser cadastradas para evitar fraudes?

Isso porque esses dados podem ser usados para descobrir outros, daí o golpista pode ter acesso aos números de todos os seus contatos pelo WhatsApp.



Ativo há cerca de 5 meses, o Pix já foi alvo de criminosos que enganam o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões. Por isso, é importante ficar atento para não cair em golpes, e uma das atitudes tomadas deve ser preferir não cadastrar dados pessoais como chaves.

Isso porque esses dados cadastrados podem ser usados para descobrir outros, daí o golpista pode conseguir até fazer empréstimo no seu nome, ou ainda ter acesso aos números de todos os seus contatos, e enviar mensagens fraudulentas pedindo dinheiro pelo WhatsApp.

Dicas para evitar fraudes no Pix

A orientação é evitar o uso do CPF ou número de telefone como chaves, pois as informações deixam o usuário mais condicionado a golpes. Para você ter uma ideia, apenas enviando um Pix de qualquer valor utilizando o celular como chave, um golpista é capaz de descobrir o nome, agência, conta bancária e até uma parte do CPF do usuário.

Assim, ao invés de usar o CPF ou o número de celular como chaves Pix, opte pelo e-mail. Dessa forma, você pode até criar um e-mail específico para aplicar exclusivamente nos pagamentos e transferências Pix. Outras opções são as chaves aleatórias, criadas pelo banco e com opção de exclusão imediata.

Além disso, se você for lojista, pode ainda criar um QR Code e apresentá-lo na hora do pagamento. Por meio dessas dicas simples, você pode se livrar de golpes aproveitar as vantagens do Pix com segurança.

Veja também: Cuidado! Criminosos estão enviando email falso da Caixa que finge bloqueio do Pix. Veja como identificar




Voltar ao topo

Deixe um comentário