scorecardresearch ghost pixel



Pagamento via WhatsApp: Conheça os bancos que já oferecem a função

Transações entre pessoas físicas no aplicativo de mensagens são processadas pelo Facebook Pagamentos e Cielo; veja como funciona.



O WhatsApp – aplicativo de mensagens instantâneas – liberou na última semana a funcionalidade que permite o envio e recebimento de dinheiro sem que o usuário tenha que pagar por isso. Para fins comparativos, a função é similar ao que é proposto pelo Pix.

Alguns bancos já oferecem o serviço aos cliente, entre eles:

  • Nubank;
  • Inter;
  • Next;
  • Woop;
  • Mercado Pago;
  • Sicredi; e
  • Banco do Brasil.

No momento, apenas algumas usuários conseguem realizar as transações. De acordo com o WhatsApp, logo mais a função estará disponível para toda a base de usuários.

Os pagamentos realizados entre pessoas físicas do WhatsApp (opção ainda não foi liberada para usuários com conta comercial na plataforma) são processados pelo Facebook PagamentosCielo, ambos habilitados pelo Facebook Pay.

Como funciona o pagamento e envio de dinheiro pelo WhatsApp?

Para funcionar, a nova ferramenta do WhatsApp precisou de aprovação do Banco Central, que concedeu oficialmente uma licença de iniciador de pagamento ao Facebook. Sendo assim, todas as transações são segura e com garantia de privacidade de dados, seja na criação de um PIN (código), registro de impressão digital ou necessidade de leitura facial a cada operação.

Pelo menu do WhatsApp, o consumidor seleciona o serviço de pagamento e a partir daí cria um código PIN para ser aplicado durante as operações. O próximo passo consiste em informar os dados pessoais e cadastrar um cartão de débito do banco. Via aplicativo ou atendimento das respectivas instituições, o WhatsApp verifica o cartão.

Por fim, cada usuário pode enviar até R$ 1 mil por transação e receber 20 transferências por dia, com limite de R$ 5 mil por mês. Apenas transações dentro do país e em moeda local estão autorizadas. Nenhuma taxa é cobrada durante os pagamentos.

Leia ainda: Facebook vai remunerar bancos para incentivar transações no WhatsApp Pay




Voltar ao topo

Deixe um comentário