A Serasa Empreendedor é uma plataforma criada para ajudar o Microempreendedor (ME) ou Microempreendedor Individual (MEI) que quer manter seu negócio operando de maneira saudável. A ferramenta criada pela Serasa auxilia esse público oferecendo orientações e encontrando as melhores ofertas de empréstimo.
O interessado só precisa fazer um cadastro na plataforma e responder a um questionário, que será utilizado na avaliação das necessidades específicas do seu negócio. Em seguida, ele recebe um diagnóstico e tem acesso a orientações personalizadas e a ofertas de instituições de crédito.
As dicas dos especialistas ajudam o empresário a entender melhor o que é e como ter organização financeira, além de auxiliá-lo a identificar e resolver problemas que surjam em sua empresa. As orientações também servem para preparar o ME ou MEI para gerir e manter a estabilidade do fluxo de caixa, entre outras frentes ligadas ao sucesso do negócio.
Orientações personalizadas
Antes de dar qualquer orientação, a plataforma primeiro define o perfil do empresário, que pode ser um dos indicados abaixo:
- Malabarista: empreende por conta de acontecimentos da vida;
- Arrojado: já tem experiência em negócios;
- Autônomo: possui CNPJ, mas ainda atua como profissional liberal;
- Realizador: faz todo o planejamento antes de montar o negócio.
Para reduzir os riscos nas operações, a novidade também conta com a ferramenta Serasa Recomendação, que possibilita que o empresário pesquise o CPF ou CNPJ de pessoas ou empresas com quem pretende fazer negócios. Essas informações garantem muito mais segurança na hora de tomar uma decisão e reduzem bastantes o risco de inadimplência por parte de terceiros.
Por fim, o crédito empresarial é outra grande vantagem de utilizar o Serasa Empreendedor. O sistema permite que o empresário faça uma simulação para encontrar ofertas de empréstimos sempre que precisar. A simulação é realizada pela internet, e retorna com até quatro propostas de diferentes instituições financeiras, otimizando o tempo e facilitando o acesso ao crédito.
Leia mais: MEI: Quais benefícios o Microempreendedor Individual tem direito em 2021?