scorecardresearch ghost pixel



Tecnologia 5G chega ao Brasil em 2022; entenda como funciona

Além de maior velocidade de navegação, a tecnologia vai garantir uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis, permitindo que mais aparelhos consigam acessar a rede simultaneamente.



O 5G é uma nova tecnologia de geração de redes de internet em dispositivos móveis. Ou seja, trata-se da próxima geração desse tipo de tecnologia (neste caso, a quinta geração), que promete altas velocidades para downloads e uploads pelo celular.

Essa tecnologia já está disponível em vários países, tais como EUA, China, Japão, Coréia do Sul e na região da Zona do Euro. No Brasil, o 5G ainda está em desenvolvimento, e deve começar a ser implementado efetivamente a partir de 2022.

Como funciona o 5G?

A tecnologia 5G é a mais moderna atualmente em termos de banda larga. Ela funciona por meio de ondas de rádio, usando o melhor espectro das mesmas, cuja frequência é mais alta do que a das redes móveis.

Além de maior velocidade de navegação, o 5G tem várias vantagens em comparação às gerações anteriores. A tecnologia vai garantir uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis, permitindo que mais aparelhos consigam acessar a rede simultaneamente. Desta forma, será possível conectar diversos dispositivos eletrônicos, desde celulares, carros e TVs até geladeiras e máquinas de lavar, entre outros.

5G no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já disponibilizou uma minuta do Edital para a implementação do 5G no Brasil. Trata-se de uma primeira versão do documento, não oficial, que ainda pode sofrer alterações a partir da análise de outros órgãos.

O Tribunal de Contas da União (TCU), por exemplo, é um dos órgãos que deve emitir um parecer sobre o Edital. O prazo para isso é de até 150 dias. Caso o TCU não tenha nada a acrescentar, e não havendo outras intercorrências, a expectativa é que a versão definitiva do Edital seja publicada em julho ou agosto deste ano.

Após a publicação do documento, as empresas que pretendem participar da concorrência serão habilitadas. Em seguida, haverá um leilão e a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras, que vão implementar a infraestrutura necessária e operar a tecnologia 5G no país. A instalação dessas redes deve ser iniciada em julho do ano que vem.

Leia também: Brasil terá 20 pontos de acesso ao 5G ainda em 2021, afirma ministro




Voltar ao topo

Deixe um comentário