scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp: Conheça os novos termos e condições para uso do aplicativo

Entre as mudanças, está o compartilhamento de dados da conta WhatsApp com o Facebook, a empresa matriz do serviço de mensagens.



A partir do dia 15 de maio, quem não aceitar as novas condições de mudanças do WhatsApp, não conseguirá mais abrir sua lista de conversas. Entre as mudanças, está o compartilhamento de dados da conta WhatsApp com o Facebook, a empresa matriz do serviço de mensagens. Isso não ocorre apenas em países da União Europeia e no Reino Unido.

A partir deste prazo, quem não aceitar as novas condições começará a ser limitado no uso do aplicativo. “Nenhuma conta será removida”, assegurou o WhatsApp em seu site. “Mas você poderá atender a ligações e videochamadas. Se tiver as notificações ativadas, poderá tocá-las para ler ou responder mensagens, além de retornar ligações perdidas ou videochamadas”, afirma a empresa.

Isto é, os usuários só poderão entrar nas conversas por meio das notificações na tela. Se depois de “algumas semanas”, segundo a empresa, o dono da conta ainda não tiver aceitado as atualizações, deixará então de receber ligações e notificações.

Atenção

Nos próximos dias, o lembrete para revisão e decisão sobre as mudanças no aplicativo se tornará “mais persistente” até que o usuário as aceite ou recuse, diz a empresa.

Mesmo assim, a conta de quem não aceitar as novas regras não será excluída imediatamente, e sim submetida à mesma política atual do aplicativo para contas inativas. Essas regras dizem que, se o serviço de mensagens não for utilizado por 120 dias, a conta será excluída. Vale lembrar que as alterações a serem implementadas pelo WhatsApp foram anunciadas no início do ano.

Compartilhamento

Além do compartilhamento com o Facebook, há a chance dos dados do WhatsApp serem utilizados também pelo Instagram e Messenger, todos da mesma empresa. Alguns críticos viram isso como uma extrapolação da privacidade, motivando a busca por serviços alternativos, como o Telegram e o Signal.

Críticas

Diante das críticas, o WhatsApp decidiu adiar o prazo para 15 de maio, de forma explicar “boatos e desinformação” sobre a decisão. “Queremos esclarecer que a atualização não afeta de forma alguma a privacidade das mensagens que os usuários compartilham com seus amigos e familiares”, disse a empresa em um comunicado. Ainda de acordo com a empresa, “Nem o WhatsApp nem o Facebook podem ler suas mensagens ou ouvir as ligações que você faz com seus amigos, familiares ou colegas no WhatsApp. Tudo o que for trocado ficará entre vocês.”

Leia também: Pagamento via WhatsApp: Conheça os bancos que já oferecem a função




Voltar ao topo

Deixe um comentário