scorecardresearch ghost pixel



Atenção, concurseiro! INSS solicita autorização para concurso com 10 mil vagas

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entra com pedido de autorização para abertura de um novo concurso público com 10 mil vagas.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou ao Ministério da Economia uma autorização para abrir um concurso público com 10 mil vagas. O quantitativo ainda pode sofrer alterações para aumentar as chances de aprovação pela pasta da economia, informou a assessoria de imprensa do órgão.

Em 2021, o INSS entrou com um pedido para abertura de 10 mil vagas, sendo 2 mil apenas para convocação de aprovados em cadastro de reserva no concurso anterior do órgão, que ainda estava em vigência na época. O pedido não foi aprovado, mas incluía oportunidades para nível médio e superior.

Déficit de pessoal

O instituto enfrenta atualmente em déficit de cerca de 22 mil servidores, sendo 20.309 técnicos e 2.372 analistas. O salário inicial ofertado para os profissionais que atuam no órgão é de R$ 5.186,79 para técnico e de R$ 7.659,87 para analista, valores bastante atrativos.

Em 2022, chegarão ao fim os contratos dos servidores aposentados e militares inativos temporários, selecionados em 2020 para reduzir a fila da Previdência. O concurso seria a saída para reduzir as filas e melhorar o atendimento à população. Em março do ano passado, mais de 1,2 milhão de pedidos de benefícios aguardavam para serem analisados pelo INSS.

“O foco é que o INSS atenda de forma mais ágil às demandas do cidadão. Maior desafio para o segundo semestre é o cumprimento dos prazos. Estamos fazendo uma série de ações para conceder os benefícios de forma mais célere”, afirmou o presidente do instituto, Leonardo Rolim.

Último concurso

O último concurso do INSS foi realizado em 2015, quando foram selecionados 950 técnicos, analistas. A quantidade não foi nem de longo suficiente para suprir as necessidades do órgão. Já para o cargo de perito, o último certame ocorreu em 2011.

Para classificar os inscritos, foram realizadas provas objetivas com questões de múltipla escolha para todos os cargos. Somente com os candidatos à função de perito, também foi realizada uma prova de títulos.

Leia mais: Concurso PM 2021: Edital com 2.200 vagas nos próximos dias, diz governador




Voltar ao topo

Deixe um comentário