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Bancos podem cancelar cartões de crédito dos clientes

Inadimplência, inatividade, suspeita de fraudes e outros motivos podem gerar cancelamento da conta. Confira como evitar esse problema.



Conseguir ter um cartão de crédito aprovado tem ficado cada dia mais fácil, caso o cliente não possua graves restrições em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou alguma condição que dificulte a aprovação de crédito. Contudo, mesmo com tantas facilidades, manter um cartão pode ser o maior desafio. Agora, as instituições financeiras também podem cancelar cartões em algumas circunstâncias.

Só no Brasil, nos últimos dois anos, o Banco Central relatou que existiam mais de 120 milhões de cartões de crédito em posse dos cidadãos. É possível deduzir que parte dos consumidores encontra dificuldades em manter as contas referentes ao crédito em dia. Isso se dá pelo alto índice de inadimplência, desemprego e as dificuldades econômicas geradas em tempos de pandemia.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), no mês de março de 2021 foi registrada alta de 0,6% no endividamento do cidadão brasileiro. Cerca de 67% da população encontra-se com alguma pendência financeira. O mau uso do cartão de crédito é um dos principais vilões, sendo responsável por quase 80% das famílias com dívidas.

Cancelamento de cartões de crédito

Devido à alta taxa de inadimplência, alguns bancos, em especial as fintechs ou agências digitais, iniciaram um processo de cancelamento de cartões com contas em atraso.

Caso o cliente esteja com restrições no CPF, o cartão também corre risco de ser cancelado. O Nubank realiza o cancelamento automático do “roxinho”, como é conhecido o cartão da instituição. Isso ocorre diante da inatividade da conta durante o período de um ano. Falta de depósitos, transferências e de criação de boletos também podem indicar que o usuário não está utilizando os serviços da instituição.

Correntistas de instituições financeiras como Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard também relataram que as unidades foram canceladas após um período de inatividade.

Outra situação comum de cancelamento, que vai além da inadimplência ou da inatividade do cartão: quando a instituição financeira identifica algum tipo de fraude. Como um cartão clonado, criado em nome de terceiro ou realizado por meio de dados roubados, por exemplo.

Aqui vale destacar o que ocorre quando é identificada uma movimentação suspeita na conta do cliente, caracterizando fraudes. Os bancos digitais têm como prática primeiro acionar o correntista e realizar a verificação da veracidade das transações. Por esse motivo, o cancelamento não ocorre de imediato.

Cadastros desatualizados

Outro motivo que é menos frequente, mas que também pode acarretar o encerramento da conta e do cartão de crédito: a falta de atualização dos dados pessoais do titular da conta dentro do prazo estipulado pelo banco. Além disso, o descumprimento das regras e dos termos de uso também podem gerar o cancelamento. Vale ficar de olho.

Para evitar algum transtorno referente a sua conta e ao tão desejado cartão de crédito, as instituições financeiras recomendam que o cliente faça movimentações e transações regulares, além de manter o pagamento das faturas em dia.

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