O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou recentemente que o aplicativo Caixa Tem deve começar a oferecer empréstimos em breve. Segundo o executivo, a linha de crédito deve ser liberada para usuários da ferramenta após a finalização dos pagamentos do auxílio emergencial.
O que se sabe até o momento é que os valores devem variar de R$ 100 a R$ 300, com contratação e liberação 100% digital. Os valores mais baixos devem reduzir o risco de inadimplência e eventuais prejuízos à instituição, que pretende ampliar o acesso ao crédito para o público de baixa renda, o mais afetado pela pandemia de Covid-19.
Também há informações de que a funcionalidade está em fase final de desenvolvimento. O plano é dispensar a necessidade de comparecimento a uma agência bancária para solicitar empréstimos, movimento que deve ser ampliado com a oferta digital de seguros e cartões.
Bancarização e fim das filas
Em entrevista ao jornal “Correio Braziliense” e à TV Brasília, Guimarães afirmou que o Caixa Tem está ajudando na bancarização dos brasileiros.
“Quando estávamos fazendo pela primeira vez o cadastramento, 38 milhões de brasileiros não estavam em nenhum cadastro do governo federal e passaram a ser bancarizados exatamente por causa do auxílio. A partir do momento em que organizamos pela data de nascimento, foi possível saber as pessoas que teriam direito”, comentou.
Ainda de acordo com ele, as linhas de crédito devem ajudar a reduzir filas em agências, assim como já vem ocorrendo nos últimos meses. “As filas se reduziram muito e, com o passar dos meses, a utilização do Caixa Tem foi mais intensa”, concluiu.
Leia mais: Teve o app Caixa Tem bloqueado? Veja aqui como liberar o acesso