O Banco Central confirmou na última segunda-feira, 7, o lançamento do registro centralizado de receitas a receber por vendas realizadas por lojistas com cartões de débito ou crédito. A expectativa é que a novidade reduza os juros de empréstimo com garantia de recebíveis para empresas.
Com o novo sistema, as instituições que oferecem crédito terão mais segurança para garantir o pagamento em caso de inadimplência, uma vez que as informações sobre recebíveis a que os comerciantes têm direito serão centralizadas e padronizadas.
Até então, diferentes empréstimos poderiam ser tomados em diversas instituições utilizando como garantia os mesmos recebíveis. Os especialistas esperam que a medida aumente a oferta de crédito, estimule a concorrência entre instituições que oferecem essa modalidade de empréstimo e reduza os juros para empresas e microempreendedores individuais (MEIs).
Apesar do anúncio lançamento, as instituições responsáveis por credenciar os recebíveis solicitaram um adiamento por conta de dificuldades no sistema. A princípio, a plataforma seria lançada em novembro de 2020, mas foi adiada para fevereiro deste ano e prorrogada uma segunda vez para junho.