scorecardresearch ghost pixel



Veja o que fazer se o seu perfil do WhatsApp foi roubado

Golpistas conseguem acessar lista de contatos, dados pessoais e outras informações pelo aplicativo. O estelionatário se passa por alguma empresa e encaminha um link de acesso à vítima.



O WhatsApp tem anunciado constantes novidades a fim de enfatizar e oferecer segurança aos seus usuários. Contudo, os criminosos também não descansam e buscam saídas novas para cometer golpes digitais. Com a aproximação do final do ano, os truques maliciosos tendem a aumentar.

Um golpe comum que se dá através de conversas pelo aplicativo por meio de links. O estelionatário se passa por alguma empresa e encaminha um link de acesso à vítima. Ao clicar e preencher os termos necessários, dados do usuário são roubados.

Os links falsos geralmente oferecem algum tipo de promoção e exigem validações de segurança. Por meio dessas supostas validações, a vítima fornece dados de acesso como senhas, por exemplo.

Além de senhas, logins e informações pessoais sigilosas, os cibercriminosos conseguem acessar os contatos do usuário. Em alguns casos, é possível invadir e se apropriar da conta do WhatsApp, inclusive.

O que fazer se isso acontecer com você

Caso isso tenha acontecido ou, porventura, venha a acontecer, é preciso informar à plataforma. O usuário deve solicitar a recuperação do perfil junto ao próprio WhatsApp.

Segundo informações na página oficial do aplicativo, a vítima deve entrar em contato por telefone. Depois deve confirmar um código de segurança recebido por SMS. Assim, o golpista será automaticamente desconectado da ferramenta.

Vale destacar que é recomendável ao usuário criar um código de segurança de duas etapas. Caso não tenha sido feito e o cibercriminoso decida realizar, a recuperação será mais demorada. Nesse caso, é preciso aguardar sete dias para acessar a conta sem o código de duas etapas.

Entretanto, da mesma forma, o WhatsApp desconectará o usuário mal intencionado. Isso ocorre sempre após o dono do perfil informar o código recebido por SMS.

Roubo de perfil no WhatsApp pode parar na Justiça

Em algumas circunstâncias pode ocorrer que a plataforma não consiga impedir o uso de dados pelo invasor. Então, diante da situação, será necessário acionar a Justiça para que as providências sejam tomadas.

A vítima precisará registrar o crime junto à Delegacia de Crimes Virtuais. Mantenha todas as provas do ocorrido, como prints de tela, e-mails, extratos, conversas, tudo o que for possível.

Como saber se alguém está acessando meu perfil do WhatsApp

Uma dica para identificar se existe algum invasor na sua rede é conectar-se ao WhatsApp Web. Na verdade, basta apenas tentar se conectar.

Abra as opções do aplicativo e clique em WhatsApp Web. Se houver outra pessoa conectada, será possível conferir na própria tela.

Outra dica é manter seu app sempre atualizado e utilizar a confirmação em duas etapas, como exposto antes. Aliás, vale utilizar-se de todos os mecanismos de segurança que estiverem disponíveis.

Vá à área de Configurações/Ajustes no aplicativo. Depois em Acessar a conta – Confirmação em duas etapas – ativar o serviço. Após o procedimento será preciso criar uma senha (PIN) de seis dígitos e fornecer um e-mail de confirmação.

Leia também: 3 maneiras de ocultar o status ‘online’ e o ‘digitando’ do Whatsapp




Voltar ao topo

Deixe um comentário