scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp: Por que imagens ‘desconhecidas’ aparecem e somem da galeria?

Entenda o que pode causar o aparecimento e desaparecimento de imagens desconhecidas na galeria do seu aplicativo de mensagens.



Você já abriu a galeria do seu WhatsApp e encontrou imagens que não conhecia, mas que logo depois desapareceram sem que você excluísse? É muito comum que os usuários que passam por essa situação acreditem que seu celular foi infectado por um vírus, mas não é bem assim.

O aplicativo de mensagens exibe em sua galeria todas as imagens recebidas, o que significa que se você está em muitos grupos, pode não reconhecer alguma delas. Além disso, caso o remetente decida apagar a mensagem enviada, a imagem pode desaparecer da galeria dos destinatários.

Prints desaparecidos

Alguns usuários do WhatsApp também reclamam que prints sumiram de sua galeria, o que exige um pouco mais de atenção. Também é improvável que o caso seja resultado da ação de um hacker, já que esse tipo de “sumiço” chamaria bastante atenção.

Uma das explicações mais prováveis é que o próprio dono do celular utilizou um aplicativo para “limpar” a memória, o que causa a eliminação de alguns arquivos. Outra possibilidade é que o Google Fotos tenha excluído o arquivo, o que pode ocorrer com usuários que utiliza, a opção “Liberar espaço”. Nesse caso, basta acessar sua conta do Google Fotos para recuperar os prints.

Além disso, não é possível “contaminar” uma imagem porque que ela é de um dado, enquanto o vírus é um programa. Para que isso ocorra, o hacker precisa alterar a imagem para fazer com que ela pareça um programa. De forma geral, não é fácil criar um arquivo capaz de explorar uma vulnerabilidade no dispositivo.

Mas se você desconfia que seu celular realmente foi invadido por um vírus, mesmo que a probabilidade seja baixa, realize o backup das informações e restaure o aparelho para o estado de fábrica.

Leia mais: Você já ouviu falar em clone de WhatsApp? Veja se é perigoso




Voltar ao topo

Deixe um comentário