scorecardresearch ghost pixel



Financiamento de 100% do imóvel pode ser lançado para policiais e bombeiros

Proposta do Governo Federal é utilizar subsídios do Ministério da Justiça para dar garantias e conseguir baixar juros e liberar obrigatoriedade do valor da entrada.



A Caixa Econômica Federal deve financiar até 100% do valor de imóveis comprados por policiais e bombeiros. O benefício conta com subsídios do Ministério da Justiça e disponibiliza juros menores e desobriga os custos de entrada. As informações são da Agência Estado e vieram de fontes que concordaram em falar na condição de anonimato.

Essas fontes afirmam que outros ministérios do Governo Federal também vislumbram implantar a mesma facilidade. Espera-se que o anúncio da linha de crédito feita sob medida para policiais e bombeiros ocorra nas próximas semanas. 

O diálogo agora se dá entre o Ministério da Justiça e o da Economia. A Caixa, que responderá pela oferta do crédito, já estaria pronta para lançar a nova linha, de acordo com as informações.

A ideia é utilizar recursos já administrados pelos ministérios do governo Bolsonaro como garantia para operações de financiamento imobiliário. Essa garantia possibilita a oferta de crédito a juros menores ou sem entrada.

Manobra Política

O financiamento especial para agentes de segurança é visto como uma manobra política por especialistas. Um exemplo de outra ação que privilegia policiais militares, militares das Forças Armadas e bombeiros foi a Reforma Administrativa. O texto ainda criou outras vantagens como a desobrigação da idade mínima, alíquota de contribuição menor do que o teto pago na iniciativa privada.

Não é novidade que um dos pilares que sustentam o apoio do presidente Jair Bolsonaro se reflete na base de apoio militar, tanto das Forças Armadas quanto das policiais estaduais. Com isso, o chefe do Executivo Federal deve intensificar sua presença no meio militar para não perder mais um dos seus principais apoios.

Financiamento facilitado no Brasil

Recentemente, a Caixa informou sobre linhas de descontos especiais para clientes que já possuem um financiamento imobiliário. Reduções de até 75% nas parcelas pelo período máximo de 6 meses já podem ser solicitadas junto ao banco.

Essa nova linha de crédito para membros de uma determinada área pública também pode ser o início de um novo programa. De acordo com a Agência Estado, a estratégia pode ser a de lançar linhas que financiem 100% do valor do imóvel. 

Pelas regras do Banco Central, o limite das instituições financeiras é de até 90% atualmente. A garantia a ser dada pelos ministérios, porém, viabilizaria a oferta da linha subsidiada. 

Neste ano, a própria Caixa anunciou que financiará 100% dos imóveis retomados por inadimplência. Até então, esse tipo de imóvel era vendido por intermédio dos tradicionais leilões. Apesar disso, como se trata de imóveis financiados pela Caixa, estão contabilizados em valor inferior ao real do bem, o que permite o financiamento total do imóvel.

Fora isso, os leilões costumam fechar valores até 60% menores do que o real. Por meio do financiamento, seria possível mais eficiência na desova dos ativos retomados.

Leia também: Feirão Digital da Casa Própria oferece 6 mil imóveis com 100% de financiamento




Voltar ao topo

Deixe um comentário